notícia

21/02/2022

Com ação de combate a ISTs, Ceasa/RN cumpre importante papel social

A Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte (Ceasa/RN) sediou, nesta segunda-feira (21), mais uma importante ação de saúde com foco nos usuários do órgão. Em parceria com o Instituto Vida e Esperança (Ives), foi montado um espaço que serviu para conscientizar sobre os riscos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais, além da distribuição de brindes, camisinhas e folhetos informativos do Instituto.

Para o diretor técnico da Ceasa, Roberto Monteiro, os benefícios desta ação são consideráveis. “Sabemos que muitos dos usuários da Ceasa atuam profissionalmente em um formato que foge do convencional. São caminhoneiros que viajam constantemente, lojistas que trabalham desde a madrugada e comerciantes que têm uma carga horária muitas vezes incompatível com cuidados pessoais. Por isso, abrir este espaço para abordar as ISTs é tão importante”, destacou o diretor.

As pessoas que visitaram a estrutura montada no prédio da administração da Ceasa foram recebidas por profissionais da saúde do Ives e realizaram testes rápidos que detectavam algumas infecções. Após os testes, os resultados eram entregues individualmente por um dos profissionais e as recomendações necessárias eram transmitidas.    

A presidente do Ives, a fisioterapeuta Patrícia Medeiros, falou sobre a adesão da ação entre os clientes, funcionários e demais usuários da Ceasa: “Ficamos felizes com a alta adesão do público que realizou os testes, mas também tirou dúvidas e buscou informações de como se prevenir corretamente contra as ISTs”.

Patrícia ainda explicou o motivo que levou o Instituto a escolher a Ceasa/RN para realizar a ação. “Devido ao alto fluxo de pessoas diariamente e levando em consideração a diversidade presente entre os frequentadores da Ceasa, entendemos que este seria um espaço muito rico de conscientização, o que acabou se confirmando ao final do dia de hoje com as quase 200 pessoas testadas”, finalizou a fisioterapeuta.

Para o futuro, mais ações com foco numa maior qualidade de vida das pessoas que frequentam a Ceasa estão previstas. Nos últimos meses, a estatal já promoveu campanhas de vacinação contra Influenza e o novo Coronavírus, e consultas oftalmológicas gratuitas. “Nosso objetivo é sempre oferecer condições para que todos e todas que frequentam e utilizam os serviços da Ceasa tenham maior bem-estar. Nos próximos meses, trabalharemos para que mais ações neste formato aconteçam e atinjam cada vez mais pessoas”, completou Roberto Monteiro.

REDES SOCIAIS

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3005 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59060-400

Horário de funcionamento

De segunda-feira à sábado
03:00 às 13:00

Domingo
Fechado

Fale conosco
Open toolbar