notícia

Créditos da imagem: Asimp - Ceasa/RN
12/01/2023

Ceasa/RN começa 2023 com obras realizadas e previsão de outras melhorias na sua estrutura

Com o objetivo de oferecer a melhor estrutura para seus usuários – clientes, funcionários e permissionários – a direção da Centrais de Abastecimento do Rio Grande do Norte tem realizado, desde 2019, uma série de obras e melhorias na estrutura física do órgão.

Vários problemas estruturais, herança de gestões passadas, foram priorizados e solucionados pela atual gestão da estatal. Iluminação, banheiros, drenagem e limpeza são algumas áreas que receberam investimentos próprios ou de parcerias firmadas pela direção da Ceasa/RN.

Umas das melhorias que mais chama a atenção, a modernização da rede elétrica e da iluminação das ruas da Ceasa aconteceu em duas etapas, e uma delas foi em parceria com a Neoenergia Cosern. Na primeira etapa, a Ceasa investiu mais de R$248 mil, providenciou a criação de uma nova rede de energia e a revisão de todo o sistema de iluminação.

Com a Cosern, o processo de fornecimento de energia passou a ser do tipo blindado, um dos mais modernos do Brasil. “Deslocamos toda a rede elétrica que passava por cima das lojas para uma área mais apropriada e segura, substituímos 80 postes antigos por novos, instalamos 15 transformadores ecológicos e fizemos a troca de cerca de 20 mil metros de ramais monofásicos e trifásicos no local”, explica o técnico da Cosern responsável pela obra, Alexandre Pereira.

As obras aconteceram ao longo de 2021 e  2022. Para o diretor-presidente da estatal, Flávio Morais, “as duas etapas se concretizaram de forma pioneira e são um marco do qual nos orgulhamos, pois trouxeram mais segurança e eficiência energética para os comerciantes e para os nossos frequentadores diários”.*

Outro ponto que, historicamente, era considerado bastante crítico pelos usuários do órgão, o muro localizado na Avenida Potiguares foi reformado. A obra impactou positivamente tanto os comerciantes que têm estabelecimentos junto à estrutura de concreto, como a população que transita externamente pela região.

Antes e depois da reforma do muro

O muro apresentava problemas de vazamento de água e esgoto, tanto na parte interna quanto na parte externa, além de apresentar rachaduras em alguns pontos. “Com a obra, que recebeu investimento de mais de R$200 mil da Ceasa, o ganho em segurança foi garantido, principalmente aos permissionários do Mercado 4, pois evitará a possibilidade de desabamento da estrutura”, afirma o diretor financeiro da Ceasa/RN, Aqueus Macedo.

A reforma dos banheiros do Mercado 4, que era uma demanda antiga dos usuários da Ceasa – que já atravessava gestões passadas –, finalmente foi realizada e entregue, totalizando um investimento de mais de R$68 mil. “Recebemos não só este banheiro, mas diversos outros espaços comuns da Ceasa, em completo estado de abandono. Com muito trabalho e apoio do Governo do RN, muito tem sido feito”, enfatizou Flávio Morais.

Os banheiros estão localizados em um ponto estratégico do órgão e foram equipados com novos chuveiros, vasos sanitários, pias e mictórios. A manutenção e preservação tem sido um desafio enfrentado pela direção da estatal, que garante continuar mantendo o patrimônio que é de todos.

“Apesar de nem sempre contarmos com a colaboração de alguns usuários quanto ao correto uso deste espaço, nosso trabalho de manutenção seguirá acontecendo frequentemente”, destaca o diretor técnico da Ceasa/RN, Roberto Monteiro. “Entendo que apenas uma minoria de usuários não têm consciência quanto a necessidade de preservar este espaço, que é público, por isso nosso trabalho, além da limpeza e manutenção constantes, inclui a conscientização dos usuários”, complementa.

O diretor técnico também destaca a reforma do pórtico da Ceasa, que foi essencial para melhorar o acesso de permissionários, clientes e funcionários. “Foi investido, aproximadamente, R$90 mil. Isso garantiu melhoria na iluminação, e organização do fluxo de veículos que entram e saem”, disse.

Em 2023, Ceasa/RN continuará com cronograma de reformas

Sistema de monitoramentos das áreas comuns será concluído
em 2023

Neste ano, a projeção da direção do órgão é continuar trabalhando nos setores mais sensíveis e que exigem mais cuidado da administração, como a limpeza e o monitoramento por câmera de vigilância das áreas comuns. “Hoje, nosso investimento em limpeza, área essencial, é na casa dos R$115 mil por mês. Já a instalação das câmeras de segurança, que será concluída em 2023, resultou num investimento de mais de R$20 mil, até agora”, apresenta Aqueus.

Sobre a limpeza, Aqueus explica: “Para este ano, seguiremos com estes investimentos que compreendem a locação de caminhão coletor de lixo e das caçambas estacionárias, a terceirização da equipe de limpeza, além da aquisição dos materiais de higiene e limpeza”, continua o diretor financeiro.

Outra obra que terá grande impacto positivo no cotidiano da Ceasa/RN, na área de drenagem, tem previsão de conclusão em 2023. “Com isso, visamos garantir que nossa central de abastecimento ofereça cada vez mais condições para a comercialização e compra da nossa ampla gama de produtos. Entendemos que estes investimentos são traduzidos no fortalecimento da Ceasa, este espaço tão importante para a economia potiguar”, finaliza o diretor-presidente do órgão, Flávio Morais.

*O trecho sublinhado contém informações da Assessoria de Comunicação da Neoenergia Cosern. A matéria original foi publicada aqui.

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3005 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59060-400

Horário de funcionamento