notícia

12/03/2021

Ações da Ceasa-RN em um ano de Covid no Rio Grande do Norte

Em 12 de março de 2020, as equipes técnicas da Saúde estadual informavam a chegada do novo Coronavírus em território potiguar. Naquele dia, os dados acendiam a luz amarela: davam conta de que havia um caso confirmado e 17 suspeitos. Passado um ano, o número de mortes no Rio Grande do Norte é de 3.829, com 178,5 mil casos confirmados (em 11.03.21) e as luzes vermelhas tiveram de ser ligadas em vários momentos, como o de agora, em todo o Brasil. 

E, na contramão de todo o negacionismo e tendo como prioridade poupar as vidas do povo do Rio Grande do Norte, o governo da professora Fátima Bezerra começou um trabalho incessante – já no final de fevereiro de 2020 , antes mesmo da chegada do vírus – no qual, desde então, prevalece o diálogo com os demais Poderes, prefeitos e prefeitas; com a iniciativa privada; bem como fez Termos de Ajustamento de Conduta com os Ministérios Público Estadual e Federal; criou um Comitê Científico da SESAP; se articulou com os demais governadores do Nordeste, por meio do Fórum de Governadores; pleiteou junto ao Ministério da Saúde e outros setores do Governo Federal mais recursos, para ampliação de leitos clínicos e críticos exclusivos para o tratamento da Covid-19 e vem insistindo, sistematicamente, para a aquisição em tempo hábil das vacinas; fez contratação de pessoal; pagou extra para os profissionais de saúde que estão na linha de frente; comprou insumos e equipamentos; fortaleceu a articulação entre Estado e Municípios, tendo como linha de frente o Pacto pela Vida e todas as forças de segurança do Estado; construiu uma rede de apoio aos mais necessitados, com distribuição maciça de máscaras, bem como de cestas básicas, assim como também abriu diversas linhas de crédito para apoiar os pequenos e médios empreendedores. 

“Desde o primeiro dia em que nos reunimos, para discutir as ações de combate a essa pandemia, nossa prioridade é a de poupar vidas, tanto na prevenção como no tratamento daqueles infectados que adquiriram a forma mais grave da doença. Lamentamos profundamente aqueles que não sobreviveram. Cada vida importa. Cada vida ceifada pelo vírus deixa uma família aos prantos e amigos desolados. Nossa maior esperança no momento é que haja mais agilidade na aquisição de vacinas por parte do Governo Federal. Mas, foi um período também em que enfrentamos as dificuldades com um trabalho constante em que prevalece o diálogo, a transparência das ações, a união de forças e, sobretudo, muito comprometimento com o que fazemos”, disse a governadora Fátima Bezerra. Ela lembrou também que embora a pandemia tenha modificado os rumos e a vida de todo o mundo, o Estado não ficou parado. Muito pelo contrário, foram desenvolvidas ações nas mais diversas áreas de atuação do Governo do Estado no âmbito do desenvolvimento econômico, da agricultura, da segurança hídrica, da assistência Social, e dos diversos serviços oferecidos ao público.

 

Ações Ceasa-RN


Seguindo as orientações do Governo do RN e visando combater à Covid-19, a Administração da Ceasa-RN realizou uma série de medidas sanitárias: 

Além do combate à Covid-19, a Ceasa-RN finalizou os novos banheiros que foram entregues todos equipados com dois boxes exclusivos para pessoas com deficiência, que serão utilizados por permissionários, colaboradores e clientes.

A Ceasa-RN também licitou o estacionamento rotativo que agora é administrado pela H.S Serviços, que faz a gestão de toda a estrutura de estacionamento rotativo, cerca de 600 vagas, e portarias da Ceasa-RN, controlando a entrada e saída de veículos e pessoas durante 24h, diariamente. 

A Ceasa-RN também recebeua ação de testagem rápida para Covid-19, direcionada para os trabalhadores, e realizada pelo Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), ligado à Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

Foram disponibilizados 640 testes rápidos com o objetivo de fazer um diagnóstico epidemiológico da Ceasa-RN, identificando quem já teve o contato com o vírus ou se ainda está com a doença. Além dos testes, a Administração distribuiu máscaras de proteção e reforçou a importância dos permissionários e colaboradores seguirem as medidas de prevenção.

REDES SOCIAIS

Localização

Av. Capitão-Mor Gouveia, 3005 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59060-400

Horário de funcionamento

De segunda-feira à sábado
03:00 às 13:00

Domingo
Fechado

Fale conosco
Open toolbar